Aquisição de três veículos elétricos para transporte público urbano em Aveiro

 

Logotipos do Projecto POSEUR

 

 

Ficha de projeto

 

Designação da Operação

Aquisição de três veículos elétricos para transporte público urbano coletivo de passageiros, para a cidade de Aveiro, por substituição de três veículos mais poluentes e menos eficientes.

 

Descrição da Operação

No âmbito do presente projeto, a ETAC Empresa de Transportes António Cunha, S.A. (doravante designada somente por "ETAC", "AveiroBus" ou "Empresa") objetiva a substituição de três autocarros standard, movidos a diesel, enquadrados na norma europeia antipoluição Euro I, e atualmente pertencentes à frota que presta o serviço público de transporte urbano coletivo de passageiros na cidade de Aveiro, por três novos autocarros, movidos a fontes de energia mais limpas, de modo a proceder à renovação parcial da sua frota atual ao serviço dos Transportes Urbanos de Aveiro ("TUA") e, bem assim, contribuir, de forma positiva, para a adoção de novas medidas que favoreçam a sustentabilidade ambiental da sua atividade, bem como a descarbonização do Município de Aveiro.

Neste contexto, os novos autocarros limpos a adquirir enquadrar-se-ão na tipologia standard com propulsão 100% elétrica, com homologação na categoria europeia M3, classe I, cumprindo com os requisitos para o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida e, bem assim, os limites de emissões poluentes correspondentes a uma redução em 15% face aos limites estabelecidos no âmbito da norma Euro VI. Deste modo, o investimento global previsto conexo exclusivamente com a aquisição de novos veículos limpos estima-se em cerca de Euro 1,275 milhões.

Adicionalmente, encontra-se prevista a realização de um investimento (i) na construção de uma nova infraestrutura de carregamento elétrico, com três pontos de abastecimento com potência individual de 150 kW, a instalar no Centro Coordenador de Transportes de Aveiro, com vista a assegurar a operacionalidade da nova frota limpa a adquirir, repartido num montante de Euro 90.921,00 em custos de instalação e Euro 18,475 mil em custos com a ligação à rede elétrica, assim como (ii) em assistência técnica específica para o Projeto, incluindo em ações de comunicação e sensibilização do público-alvo e em estudos preliminares, num montante global de Euro 57.306 mil.

Deste modo, a operação em apreço permitirá incorrer na substituição dos veículos de transporte de serviço público que compõem a atual frota da ETAC, privilegiando o abate de viaturas que impactam de forma mais negativa o meio ambiente, em face (i) do superior nível de emissão de gases poluentes relacionada com a utilização de combustíveis fósseis geradores da sua locomoção, (ii) da maior necessidade de realização de ações de manutenção e do uso de consumíveis, (iii) da sua ineficiência energética e pela superior energia primária consumida.

Deve ser enaltecido que, a materialização da operação em apreço, ao introduzir veículos mais eficientes na operação dos TUA, garantirá (i) a melhoria da sustentabilidade ambiental da rede de transportes em Aveiro, (ii) o aumento da eficiência operacional da ETAC (iii) a redução do consumo de energia (iv) o aumento da qualidade do serviço prestado pela Empresa e (v) a melhoria da performance sonora de serviço de transporte rodoviário. Com efeito, no que respeita às emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos é evidente que a substituição de autocarros diesel por três autocarros "limpos", com propulsão 100% elétrica, traduzir-se-á na obtenção de amplas vantagens do ponto de vista ambiental e energético, uma vez que uma grande parte da eletricidade gerada em território nacional provém de fontes de energia renováveis. Assim, pode-se afirmar que a energia elétrica consubstancia uma energia limpa, quer do ponto de vista da sua utilização em exploração, quer ao nível da sua obtenção/geração.

Neste sentido, a ETAC prevê, com a realização da presente operação, alcançar um vasto conjunto de resultados/objetivos no final do ano 2018, a saber:

  • Redução absoluta das emissões de gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos associadas à substituição de três autocarros movidos a diesel por três novos autocarros "limpos", movidos a propulsão 100% elétrica;
  • Contribuição para a incorporação e difusão de energias renováveis no setor dos transportes urbanos públicos, nomeadamente pela introdução de três autocarros movidos exclusivamente a energias renováveis na sua frota de veículos de serviço público;
  • Poupança de energia primária, face aos autocarros diesel a abater e substituir pelos novos autocarros "limpos", na ordem dos 50,74% face à energia primária utilizada antes da realização da operação, bem como uma economia de energia da ordem dos 12,63Teps;
  • Criação de um posto de carregamento elétrico com três pontos de abastecimento, localizadas no Centro Coordenador de Transporte de Aveiro, gerido pela ETAC no âmbito da concessão referida anteriormente;

 

Objetivos da Operação

A ETAC, com a operação em apreço, pretende adquirir três autocarros "limpos", movidos a propulsão 100% elétrica, e um posto de carregamento com três pontos de abastecimento, que lhe permitam obter as seguintes metas/objetivos definidos para a Operação:

  • Redução das emissões poluentes da sua frota de veículos de serviço público, face ao registado em período homólogo anterior à implementação da operação pelos autocarros a abater;
  • Incorporação e difusão de energias renováveis, por via da introdução de veículos "limpos" na sua frota ao serviço da cidade de Aveiro, ao mesmo tempo que é permitida a utilização dos postos de abastecimento elétricos a outras entidades;
  • Redução do consumo de combustível, gerando uma poupança financeira superior a Euro 23 mil face ao cenário pré-operação;
  • Geração de economias de energia na ordem dos 12,63 Teps, o que representará uma poupança de energia primária na ordem dos 50,74% face à consumida antes da realização da operação;
  • Criação de um impacto positivo sobre a cidade de Aveiro, através do aumento da qualidade do serviço prestado, da sustentabilidade ambiental e da performance sonora resultante da atividade;
  • Redução dos custos de manutenção globais da frota, tendo em consideração os menores custos associados a um veículo elétrico quando comparados com um veículo a diesel.